Últimas Notícias

10 de março de 2023

Na noite de sexta-feira, 11/03, deu-se início a Formação Continuada de Professores(as) em Matemática (FORPROCEM) edição que ao longo de seus encontros tratará da organização dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos discutidos nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I a partir da perspectiva teórico-metodológica do Clube de Matemática. O encontro contou com a participação de 31 professoras vinculadas a Secretaria Municipal de Educação e com a presença do Secretário Municipal de Educação, @proffrancisemerson, o qual corroborou com as preocupações elencadas pela @profamariamarta acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Matemática, tendo em vista que pouco se tem formações dessa natureza, ratificando, portanto, a importância das ações que serão realizadas ao longo dos 18 meses de formação.


Agosto e Setembro de 2022

Enquanto aguardam a construção da sede do Clube, os integrantes continuam realizando suas reuniões tradicionais aos sábados. Neste ano letivo em especifico está sendo desenvolvida a reelaboração da atividade acerca do conceito de Equações "Mendhi - Um Vizir em Luxiar" concomitante as ações realizadas nas escolas parceiras

18 de julho de 2022

Com um investimento de mais de R$500 mil reais com recursos próprios do município, o prefeito Anderson de Paula assinou, nesta segunda-feira (18), a Ordem de Serviço para a construção da sede do Clube de Matemática em Quirinópolis, que vai beneficiar tanto a educação básica, quanto a formação docente na cidade. A unidade será construída na sede da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Sudoeste (UEG) e a previsão é que as obras comecem na próxima semana. 

O Clube de Matemática já é um projeto pedagógico criado e desenvolvido na rede de ensino pública desde 2017, mas que só agora vai receber uma sede própria para o desenvolvimento das atividades, o que vai potencializar ainda mais os resultados, otimizando o aprendizado de matemática dos alunos, favorecendo a formação de professores e visando tornar Quirinópolis referência no ensino da disciplina. Como explicou a coordenadora do Clube de Matemática, Maria Marta da Silva, “a construção da tão sonhada sede do clube será um divisor de águas para o projeto”.  

28 de maio de 2022

Em meio a um processo de readaptação social pós-pandemia, o CluMat-UEG, realizou o primeiro encontro presencial após longos 2 anos de pandemia. Neste encontro foram dados avisos gerais sobre sede do clube, publicação do livro, atividades para o ano de 2022 (reelaboração da atividade de equações até primeira semana de agosto; início da atividade de sistemas de numeração), bem como as possibilidades de desenvolvimento da SDA acerca do conceito de equações nas duas últimas semanas de agosto na Esc. Mul. Profa. Zelsani e no Col. Est. Dr. Onerio Pereira Vieira, ambos em Quirinópolis-GO. Já no município de Paranaiguara-GO as ações serão efetuadas no Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Bartolomeu Bueno da Silva.

14 de março de 2022

Nesta segunda-feira (14) foram entregues à Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste – Quirinópolis, sete (07) mesas digitalizadoras, que visa atender às pesquisas envolvendo a produção de material didático para o ensino. Estas são destinadas ao Clube de Matemática que dentre suas pesquisas desenvolvidas utilizará as mesas para qualificar as produções de Histórias Virtuais para o ensino de Matemática 

CluMat e a Pandemia (2020-2021)

23 de setembro de 2021

A nova realidade imposta pela disseminação do SarS-Cov-2, mais conhecido por Covid-19 fez com que o contato humano que se encontrava presente no Clube desde o planejamento à avaliação das atividades de ensino se esvaísse lentamente. Entretanto, o coletivo que compõem esse grupo buscou formas de continuar o desenvolvimento das atividades internas, e para tanto, convertemos a nossa sala de aula física para o ambiente virtual (Google Meet). Durante o intervalo 2020-2021, concluímos a escrita dos capítulos que compõem o livro do referido espaço, bem como produzimos a história virtual "Mendhi - Um Vizir em Luxiar" que aborda o conceito de equações.

Teremos uma sede? 

21 de setembro de 2021 (Imagem ilustrativa)

A busca por patrocinadores para a construção da sede do CluMat se deu no inicio do projeto (fevereiro de 2017). As relações entre o CluMat e o Município de Quirinópolis (via secretaria da educação) se firmaram no ano de 2021, visto que seus objetivos vão de encontro. 

No dia 21 de setembro de 2021 foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás a parceria firmada entre as duas instituições. 

Se tornou responsabilidade do município construir a sede do CluMat, às suas expensas, no âmbito do espaço físico da UEG–Quirinópolis, bem como colaborar com a UEG na prospecção de oportunidades de parcerias para captação de recursos para projetos de ensino, pesquisa e extensão destinados ao desenvolvimento de ações junto ao CluMat.

Para tanto, o CluMat irá desenvolver suas atividades junto ao município de Quirinópolis e seus docentes. Visando elaborar e organizar produtos didáticos; Organizar os dados coletados afim da produção e sistematização de um Plano de Ensino e Formação que viabilize a aprendizagem da Matemática; Entre outros.

O início da construção ainda não foi divulgado, entretanto, acredita-se que se dará por meados do primeiro semestre de 2022.

Clube de Matemática desenvolve minicurso no II ENLIM

30 de agosto à 03 de setembro de 2021

Durante o II Encontro das Licenciaturas em Matemática da UEG, o CluMat proporcionou um dos minicursos que compuseram o evento. O minicurso recebeu o titulo "Clube de Matemática e as histórias virtuais: o ensino dos conceitos de número e equação". O minicurso trouxe consigo a defesa das organizações do ensino de conceitos matemáticos que valorizam o movimento histórico-lógico dos mesmos. Nesse viés, elabora atividades de ensino que privilegiam a gênese desses conceitos e encontra no planejamento de histórias virtuais a maneira para objetivar tal caminho teórico-metodológico. Deste modo, durante o encontro foi evidenciado os elementos necessários para a elaboração de uma história virtual do conceito a partir da demonstração de duas HV planejadas e desenvolvidas pelo CluMat – UEG, sendo uma voltada para o conceito de número e a outra para o conceito algébrico de equação.  

1º Encontro de 2020

14 de março de 2020

Neste dia os integrantes do Clube de Matemática se reuniram a fim de estabelecer e organizar as ações para 2020. Dentre elas, destaca-se um livro que será escrito e desenvolvido pelos clubistas juntamente com a coordenadora do projeto. 

UEG entrevista Manoel Oriosvaldo de Moura

01 de dezembro de 2019

No programa #UEGEntrevista dessa semana (02/12/2019), foi recebido a visita do professor Prof° Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura para falar um pouco sobre o Clube de Matemática, um projeto de estágio da Universidade de São Paulo (USP) envolvendo alunos da graduação em Pedagogia e da Licenciatura de Matemática, com alunos do Colégio de Aplicação e pós-graduandos em Educação da área de Ensino de Ciências e Matemática 

Encerramento do  I ENCLU

08 de novembro de 2019

Sobre as últimas pautas do I EnClu, durante o dia foi dada continuidade no desenvolver das atividades com as crianças. Logo a partir disso, os clubistas e coordenadores se locomoveram até o auditório da prefeitura de Quirinópolis onde ocorreram as seguintes apresentações: os graduandos e graduados das universidades integrantes do evento apresentaram a todos os participantes suas contribuições, aprendizados, a metodologia e finalidade de suas atividades, seus pareceres e agradecimentos.  

I Encontro Nacional dos Clubes de Matemática - I ENCLU - (3º Dia)

08 de novembro de 2019

Concomitantemente ao desdobramento da HQ, outra SDA aproveitada durante o Encontro dos Clubes de Matemática foi a atividade do céu. Anterior ao seu prosseguimento, tal atividade teve seu planejamento aprimorado, com as seguintes mudanças: Um primeiro vídeo que explora as mudanças no céu de acordo com o tempo, melhoramento nos questionários às crianças, melhor desenvolvimento da síntese coletiva e coleta de dados. De maneira análoga à HQ, foi possível ter um aproveitamento satisfatório que contribua no aperfeiçoamento desta SDA.  

I Encontro Nacional dos Clubes de Matemática - I ENCLU - (2º Dia)

07 de novembro de 2019

No segundo dia do evento, todos os clubistas dispuseram-se a  desenvolver suas atividades com os alunos das escolas da região. Cada atividade foi agrupada em salas distintas na UEG Campus Quirinópolis, em que cada espaço continha uma dinâmica diferente. As SDA's exploradas pelo CluMat UEG - Quirinópolis foram: a história virtual (HQ) e a atividade do céu.  

O I Encontro dos Clubes de Matemática possibilitou aos clubistas do CluMat UEG Quirinópolis desenvolverem com as crianças uma das SDA's elaboradas no clube. Tal SDA designa-se por uma história virtual no formato de história em quadrinhos. Seguinte a isso, as salas foram tematizadas a fim de que as crianças se sentissem de maneira como se fizessem parte da história. Durante o evento, o aproveitamento principal da atividade foi o aprimoramento da própria, o qual ocorre mediante às experiências no decorrimento desta. 

07 de novembro de 2019

Abertura do I Encontro Nacional dos Clubes de Matemática - I ENCLU 

06 de novembro de 2019

Neste dia, deu-se início ao I EnClu. No tocante à abertura, contamos com a presença dos coordenadores dos CluMat's participantes do evento, os quais são: Profa. Dra. Maria Marta da Silva (Coordenadora do CluMat UEG - Quirinópolis e responsável pelo evento), Prof. Dr. Wellington Lima Cedro (Coordenador do CluMat UFG - Goiânia), Prof. Dra. Anemari Lopes (Coordenadora do CluMat UFSM - Santa Maria), Profa. Dra. Halana Garcez Borowsky (Coordenadora do CluMat UFRN - Natal) e Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (Coordenador do CluMat da FEUSP). Continuamente, tivemos as contribuições imprescindíveis do professor Manoel Oriosvaldo. Seguido a isso, encerramos a abertura do I EnClu com um jantar oferecido a todos os clubistas e seus respectivos coordenadores.  

Planejamento das ações para o I ENCLU

26 de outubro de 2019

Os membros do CLUMAT discutiram os últimos detalhes do I Encontro Nacional dos Clubes de Matemática. Por conseguinte, definindo: as atribuições dos colaboradores do evento, o cronograma, o local e a forma de apresentação dos projetos. 

Reelaboração das SDAs

14 de setembro de 2019

Na presente data os participante do CLUMAT se reuniram para que as Situações Desencadeadoras de Aprendizagens que vem sendo desenvolvidas no decorrer do primeiro semestre - A HQ abordando os conceitos de números, medida e unidades de medida e História virtual "O céu de Luci" tratando-se do conceito de polígonos. 

Minicurso: Educação Matemática na Teoria Histórico-Cultural

30 de agosto de 2019

Nesta oportunidade os clubistas da UEG - compus Quirinópolis - Tiveram a honra de receber o Profº Dr. Wellington de Lima Cedro onde o mesmo deu uma aula sobre a base teórica da qual o CLUMAT se alicerça, o professor também deu algumas sugestões nas SDA's que estão sendo desenvolvidas pelos acadêmicos além de trocar algumas experiências entre os CLUMAT's - UEG Quirinópolis/ UFG Goiânia. 

Retorno das atividades

10 de agosto de 2019

Neste encontro os clubistas juntamente à Profª Drª Maria Marta Silva -  coordenadora do CLUMAT da UEG de Quirinópolis - estabeleceram as metas e as ações que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2019. Entre elas estão um encontro com o Profº Dr. Wellington de Lima Cedro, Coordenador do CLUMAT da UFG Goiania, a finalização de duas Situações Desencadeadoras de Aprendizagem e o I ENCLU (Encontro dos Clubes de Matemática). 

Publicação XII ENEM, Cuiabá, Mato Grosso

14 de junho de 2019

Mais uma vez os clubistas partem para terras distantes para mostrarem seu trabalho. Desta vez eles pousaram em Cuiabá, MT, para participarem do XII Encontro Nacional de educação matemática, onde foram aprovados dois trabalhos que tem como título “Contribuições de uma situação desencadeadora de aprendizagem elaborada no clube de matemática: a historia virtual no formato de uma HQ.” e “Clube de Matemática UEG - Quirinópolis: lugar de aprender e ensinar conceitos matemáticos”.

Publicação VII ENGEM, Jataí-Goiás

22 de maio de 2019

Nesta data os alunos foram a cidade de Jataí-GO com a missão de apresentarem dois trabalhos de comunicação oral, “Histórias em quadrinhos e o ensino do conceito de números: uma situação desencadeadora de aprendizagem planejada no Clube de Matemática” e “O Clube de Matemática como espaço de aprendizagem da docência para professores de matemática em formação inicial: outra proposta de organização do ensino” e uma oficina intitulada “A contribuição das situações desencadeadores de ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos”. 

Produção de AOEs e Preparativos para o VII ENGEM

20 de abril de 2019

Neste sábado os clubista prepararam o minicurso a ser ministrado no VII ENGEM, que ocorrerá em Jataí, GO, de 22 a 24 de maio. Este que é frente a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) a partir dos conceitos de contagem, medida e unidade de medida, onde a SDA surge no formato de História em Quadrinhos, esta que já vem sendo desenvolvida, aplicada e  em processo de construção. 

A análise da atividade para aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem

06 de abril de 2019

O presente encontro dos clubistas teve como objetivo levantar os principais pontos da SDA sobre polígonos aplicadas a alunos da educação básica pública com foco no aprimoramento dos pontos positivos e da reorganização dos erros cometidos. 

Execução da SDA sobre Polígonos e Poliedros

28 e 29 de março de 2019

No dia 28 do referido mês, trouxemos aproximadamente 89 alunos, nos turnos matutinos e vespertino, do 5° ano da instituição parceira do CLUMAT Escola Municipal Professora Zelsani. Foram realizadas atividades referentes a Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) sobre o conceito de polígonos e poliedros. 

No dia seguinte (29) aproximadamente 31 alunos estiveram conosco, no turno vespertino, do 5° ano da instituição parceira do CLUMAT Escola Municipal Professora Zelsani. Foram realizadas atividades referentes a Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) sobre o conceito de polígonos e poliedros. 

Exposição das SDAs

23 de março de 2019

Nesta reunião os grupos de clubistas destinados a elaboração das atividades de números e de polígonos se reuniram para expor e discutir o que já foi feito e algumas melhorias que podiam ser feitas nas atividades. Também foi discutido as ações que serão realizadas nas AOE's que serão realizadas nos dias 28 e 29 de Março com alunos do ensino fundamental I. As atividades que serão realizadas já foram desenvolvida pelos clubistas em anos anteriores e serão utilizadas para coleta de dados por graduandos que terão seus TC's vinculados ao clube. 

Produção de AOEs

09 de março de 2019

Após um extenso período de descanso, ocasionado pelo feriado do carnaval, voltamos as atividades ainda mais energizados e comprometidos. Este segundo encontro foi aproveitado para darmos continuidade às AOE's já iniciadas desde 2018. Nesta ocasião aproveitamos melhor o tempo do clube, por não se tratar mais da primeira reunião, onde foi possível adiantar bem os textos e chegar até a pergunta desencadeadora da aprendizagem. 

Retorno das atividades

23 de fevereiro de 2019

O CLUMAT voltou a todo vapor no ano de 2019, com os objetivos já traçados desde o ano de 2018, no primeiro encontro do ano dividimos os clubistas em dois grupos, um para dar continuidade ao livro do céu e outro para dar sequência a atividade de números e unidades de medidas. Essa divisão se deu pelo fato de serem duas atividades extensas e demoradas, no que diz questão a sua elaboração, portanto dar atribuições diferentes a grupos de clubistas não exclui a relação de cooperatividade e agiliza o processo de produção. 

Aplicação das atividades do CluMat em Itarumã-GO

19 de novembro de 2018

As atividades do CLUMAT foram novamente efetivadas na data de 20 de novembro de 2018 na cidade de Itarumã-GO por convite da professora Jaqueline juntamente a secretaria municipal de educação. A atividade foi realizada com aproximadamente 300 crianças, da primeira fase do ensino fundamental da Escola Municipal Orestes Rodrigues De Freitas, no turno da manhã com quatro atividades diferentes envolvendo os conceitos de sistema de numeração, fração, polígonos e poliedros e jogos para trabalhar as quatro operações básicas. 

Os 27 clubistas que participaram das atividades do CLUMAT neste dia realizaram sua missão em solos diferentes. A atividade ocorreu no período vespertino com aproximadamente 300 alunos da primeira fase do Ensino fundamental da Escola Municipal Orestes Rodrigues de Freitas e também alunos dos 6°'s anos do Colégio Estadual Coelho Neto e estas envolveram os conceitos de sistema de numeração, fração, polígonos e poliedros, e jogos para trabalhar as quatro operações básicas.

Desenvolvimento da atividade planejada

20 de setembro de 2018

Nesta data os alunos/clubistas, do 8° período de matemática, que tem seus trabalhos de conclusões de curso ligados ao CLUMAT realizaram, mais uma vez, a atividade da HQ sobre números com aproximadamente 30 alunos de uma sala de 6° ano na escola parceira Colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira. 

Construção da Atividade

14 e 15 de setembro de 2018

No encontro do dia 14 deste referido mês, os clubistas iniciaram a construção de um ambiente controlado para a realização da atividades de polígonos e poliedros. O céu de luzes de led esta sendo montado pelos alunos/clubistas do 6° período de matemática que estão matriculados no estágio II. 

No dia seguinte (15) os alunos continuaram a construção do céu de led. Realizaram a instalação da estrutura de madeira necessária para fixar a lona com as luzes no teto da sala. Céu este que deverá ficar pronto até o dia 20 de outubro de 2018 para que o CLUMAT possa receber os alunos das escolas parceiras no EMAT (Encontro de matemática) da UEG campus Quirinópolis.

Planejamento das atividades do semestre

01 de setembro de 2018

Os clubista se reuniram no intuito de rever e analisar as atividades do semestre passado, apontando os principais pontos fracos e buscando melhora-los além do desenvolvimento de novas atividades para serem realizadas neste semestre e no ano de 2019 

Reunião de planejamento das atividades do semestre

25 de agosto de 2018

A primeira reunião após as férias teve como foco o diálogo para estabelecer prioridades e construir um cronograma das atividades que serão realizadas no segundo semestre do ano de 2018 

Desenvolvimento da atividade planejada

12,13 e 14 de junho de 2018

Desenvolvimento da atividades sobre o conceito de números com a HQ desenvolvida pelos clubista na escola parceira Escola Municipal Professora Zelsani. As atividades foram desenvolvida com crianças de 4°'s e 5°'s anos . Participaram da atividade aproximadamente 100 crianças 

Desenvolvimento da atividade planejada

04, 05 e 06 de junho de 2018

Desenvolvimento da atividades sobre o conceito de números com a HQ desenvolvida pelos clubistas da escola parceira Colégio Estadual Frederico Gonzaga Jaime. As atividades foram desenvolvida com todos os alunos das cinco salas de 6° ano. Participaram da atividade aproximadamente 200 crianças. 

Desenvolvimento da atividade planejada

04 de junho de 2018

Desenvolvimento da atividades sobre o conceito de números com a HQ desenvolvida pelos clubistas da escola parceira Colégio Estadual Frederico Gonzaga Jaime. As atividades foram desenvolvida com todos os alunos das cinco salas de 6° ano. Participaram da atividade aproximadamente 200 crianças. 

Planejamento das Atividades

19 de maio de 2018

Neste encontro acertamos os últimos detalhes do planejamento da numeração (HQ), revisamos toda a atividade focando nos pontos que ainda não estavam bem definidos para que pudéssemos prever qualquer imprevisto  que possa acontecer durante a realização da atividade.

Planejamento das Atividades

19 de maio de 2018

Neste encontro acertamos os últimos detalhes do planejamento da numeração (HQ), revisamos toda a atividade focando nos pontos que ainda não estavam bem definidos para que pudéssemos prever qualquer imprevisto  que possa acontecer durante a realização da atividade.

Planejamento das Atividades

05 de maio de 2018

O encontro teve como objetivo a continuação do planejamentos das atividades sobre números e sistema de numeração (HQ) e a atividades sobre polígonos. 

Planejamento das Atividades

21 de abril de 2018

O encontro teve como objetivo o planejamento das atividades que serão desenvolvidas na escola parceira, a atividade sobre a  HQ e a atividade com uma sala temática sobre polígonos. 

Planejamento das Atividades

07 de abril de 2018

O encontro teve como objetivo o planejamento das atividades da HQ que serão desenvolvidas nas escolas parceiras e para a atividade de polígonos. 

Planejamento CAEPI

24 de março de 2018

Escrita das cenas finais da HQ sobre o conceito de números. Próximo encontro teremos o primeiro layout da HQ como um todo. Decidimos que a HQ irá para a gráfica final de abril e, que a mesma será usada nas escolas-campo de estágio a partir do mês de setembro. Decidimos também que a partir do próximo encontro focaremos no planejamento das atividades de junho que serão sobre polígonos e polígonos e poliedros. Faremos toda uma semana de atividades nos dois períodos e, receberemos 10 turmas (5 em cada período). Essas turmas serão pertencentes as escolas campo de estágio. 

Planejamento CAEPI

10 de março de 2018

Visualizamos toda a HQ para possível encontro de falhas teóricas ou práticas. A HQ já se encontra desenhada e com as falas das personagens. Fizemos um repasse geral e alinhamos alguns detalhes. Foi decidido pelo grupo que antes da HQ ir para a gráfica será feito um teste piloto em duas séries: um sexto ano do ensino fundamental II no Colégio Estadual Dr Onério e num 3º ano do ensino fundamental I na Escola Municipal Professora Zelsani. Tal decisão foi tomada pelo coletivo pelo motivo de que assim se surgir problemas inesperados ainda podermos realizar mudanças através de reelaboração da HQ, pois a tiragem da HQ será alta devido ao grande número de alunos que fará seu uso (entre 500 a 600). Nesse encontro também decidimos que no mês de junho receberemos alunos dos colégios e escolas: Dr.Onério, Zelsani e JK, no CluMat onde desenvolveremos com eles atividades para o ensino dos conceitos matemáticos de polígonos e poliedros. Fizemos um breve planejamento das etapas que conterão essa atividade.

Planejamento CAEPI

03 de março de 2018

Retomamos  o desenvolvimento da situação desencadeadora de aprendizagem na forma de história em quadrinhos que está sendo construída para o ensino e aprendizagem do conceito matemático de números com alunos de 3º ao 6º do ensino fundamental. Nos preocupamos em deixar ao longo da HQ momentos que chamamos de problemas desencadeadores da aprendizagem, onde os alunos ao desenvolverem tais atividades possam perpassar por instantes semelhantes aos quais a espécie humana se deparou para que tal conceito surgisse. Todas as ações foram decididas de forma compartilhada. 

Retorno as atividades do CluMat após as férias

28 de fevereiro de 2018

No primeiro encontro do ano fizemos um resumo do que foi feito no ano de 2017 para que os novos integrantes pudessem ter condições de retomar junto aos demais o movimento de planejamento das atividades de ensino que serão desenvolvidas nesse ano, como também nos preocupamos em retomar os principais conceitos teóricos norteadores de nossas atividades: atividade, motivos, necessidades, ações e operações,  atividade de ensino, atividade de aprendizagem, conceitos científicos, conceitos matemáticos, nexos internos do conceito, AOE, SDA, SH, SC, entre outros.

Revisamos todas as cenas que já estão prontas da HQ sobre o conceito de números  e já deixamos o encaminhamento para o próximo encontro.

Deixamos claro que esse ano teremos 2 grandes momentos do clube: em junho realizaremos uma atividade sobre conceitos geométricos e receberemos aproximadamente 200 alunos da educação básica na universidade e no segundo semestre iremos às escolas para fazer uso de nossa SDA na forma de história virtual objetivada como HQ.

O envolvimento de todos foi unânime na realização de todas as atividades de forma coletiva.

Planejamento CAEPI

01 de dezembro de 2017

Encontro destinado a uma reflexão teórica acerca do planejamento compartilhado de todas as ações do CluMat em 2017, como também da relação desse tipo de planejamento com as estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor que ensina matemática em sala de aula. Buscamos nesse encontro abordar a organização do ensino de conceitos matemáticos a partir da AOE para além de seu entendimento como recurso instrumental, tendo como ponto de partida a utilização do compartilhamento, considerado como recurso relacional capaz de auxiliar o professor no desenvolvimento de atividades de ensino a partir das necessidades e motivos dos alunos. O encontro também foi destinado à discussão do desenho das próximas cenas da HQ que serão feitas por alguns integrantes do clube em período de férias. 

Planejamento CAEPI

24 de novembro de 2017

Encontro destinado aos retoques finais da primeira parte da SDA para que a mesma tivesse o problema desencadeador para  a gênese do nexo “contagem”. Toda a HQ foi revista, o titulo da mesma foi mudado, refizemos várias falas de alguns personagens e alguns desenhos de cenas também foram modificados. 

Planejamento CAEPI

30 de setembro de 2017

Cientes de que o processo de significação da atividade de ensino de matemática pode emergir durante uma atividade de formação inicial para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfocamos em mais esse encontro de planejamento do CluMat o papel mediador do ensino de conceitos matemáticos da situação desencadeadora de aprendizagem. Tal SDA em planejamento está sendo elaborada pelo grupo de professores de Matemática, Pedagogia e Historia  que participam do CluMat como atividade de formação. Tal espaço de aprendizagem é um lugar onde ressaltamos a intencionalidade pedagógica no planejamento das ações de ensino, essencial na prática educativa, como um elemento fundamental para a organização do ensino em unidade com o estudo do conhecimento teórico matemático. 


Planejamento CAEPI

23 de setembro de 2017

Dando continuidade ao planejamento do CAEPI mediado pelo conceito matemático de números, demos continuidade ao planejamento da  situação desencadeadora de ensino que se objetivara na forma de uma história em quadrinho. As discussões levantadas nesse encontro contribuirão para o campo conceitual-prático da formação docente e partiram da concepção de Leontiev onde afirma que psiquismo humano do adulto se desenvolve no trabalho e nas suas relações com outros homens. Dessa forma temos que um dos princípios básicos de todas as etapas de desenvolvimento das ações de nosso CluMat ser a ideia de compartilhamento. As discussões desse encontro, em torno de como seria inserido na HQ o problema desencadeador, trouxe reflexões que sinalizam para um profícuo diálogo com os fundamentos da teoria da atividade de Leontiev, ao defendermos a aprendizagem da docência em Matemática em espações de aprendizagem peculiares como é o CluMat, como sendo algo primordial para o desenvolvimento desse futuro profissional, pois enseja a construção de uma concepção de formação fundada no princípio de que o homem se forma na atividade principal de sua vida material. Esse encontro foi destinado para o término dos desenhos da primeira parte da HQ. Repassamos todas as cenas já prontas até então para que juntos pudéssemos averiguar se o contexto histórico da história virtual estava adequado para o surgimento dos nexos conceituais do conceito de número. 


Planejamento de atividades do CLUMAT 

02 de setembro de 2017

Neste encontro foi mostrado a todos os participantes a primeira parte da SDA já objetivada na forma de HQ. A história virtual que abordará o movimento lógico-histórico do conceito de números tem o título provisório de "Os desafios da Família Barú". O objetivo central dessa Historia Virtual materializada em quadrinhos é conduzir os alunos onde a atividade será desenvolvida à apropriação não somente dos nexos externos e aparentes do conceito em questão, mas também dos nexos internos, a essência desse conceito. Inicialmente mostramos a todos os participantes como o enredo criado por eles tinha tomado vida na forma das personagens da HQ. Em seguida, retomamos discussões teóricas que subsidiam nossa SDA e, como parte disso relembramos quais eram os nexos internos do conceito de números para que hora alguma nos esquecêssemos de que esse era um dos nossos objetivos fundamentais: CRIAR E DESENVOLVER UMA SDA conexa à síntese histórica do conceito, e que possua encarnada em si os nexos internos do conceito matemático a ser ensinado. Também nesse encontro discutimos coletivamente quais seriam as próximas cenas da HQ.  


Último planejamento de atividades do semestre

24 de junho de 2017

No encontro posterior à realização das atividades com os alunos de duas escolas públicas de nossa cidade, ambas participantes do CluMat UEG por terem professores seus realizando ações de planejamento e desenvolvimento no Clube ou por serem escolas-campo de Estágio de um dos cursos participantes do CluMat, concretizamos nossa último encontro na Universidade. Num primeiro momento fizemos uma roda de conversa para que pudéssemos compreender o processo de desenvolvimento do pensamento dos participantes acerca do processo formativo que se desenvolve no interior do CluMat. Tínhamos entre nossos objetivos que fossem capazes de realizarem análises individuais que os conduzissem a novas sínteses coletivas sobre o processo de desenvolvimento da docência em Matemática ao qual fazem parte. Num segundo momento desse último encontro do CluMat demos andamento no planejamento do CAEPI (Conjunto de Atividades de Ensino Planejado Intencionalmente) acerca do conceito matemático de Números que será desenvolvido no Mês de Outubro. 


Atividade dos conceitos de Polígonos e Poliedros II

23 de junho de 2017

Nessa data o clube recebeu os alunos do Colégio Estadual Juscelino Kubitscheck, sendo os mesmos alunos da 6ª série do ensino fundamental. Eram também aproximadamente 30 crianças e os mesmos como os do dia anterior ficaram todo de 3 a 4 horas no CluMat desenvolvendo atividades que abordavam os conceitos matemáticos de polígonos e poliedros.    Tais atividades possuíam a mesma estrutura teórico-metodológica das desenvolvidas com os alunos da 3ª série da Escola que tinha vindo anteriormente.

Também queremos ressaltar a importância do compartilhamento de todas as ações desenvolvidas pelos participantes do CluMat, permitindo as discussões e as reflexões sobre os encaminhamentos e as soluções encontradas. Enfatizamos, contudo, que isso só se concretizou na medida em que tomamos como pressuposto básico a participação de todos os sujeitos e de cada um dos integrantes. O compartilhamento também pode ser considerado como um dos elementos mais relevantes para a aprendizagem dos alunos e dos futuros professores envolvidos, posto que ele permitiu que todas as ações desencadeadas se constituíssem em iniciativas de formação, na medida em que os diferentes sujeitos conseguiram interagir com os seus distintos conhecimentos.


Atividade dos conceitos de Polígonos e Poliedros 

22 de junho de 2017

Nessa data o clube recebeu os primeiros alunos da Educação Básica para o desenvolvimento de atividades de ensino. Estiveram no CluMat aproximadamente 30 crianças da Escola Estadual Presidente Castelo Branco. Os referidos alunos estavam acompanhados da professora Elzanir Alves que também é participante do CluMat UEG.  Tínhamos como objetivo desenvolver atividades prático-teóricas que envolvam o ensino e a aprendizagem dos conceitos matemáticos de polígonos e poliedros á partir de uma perspectiva que valorize a História humana como lócus de surgimento das necessidades essenciais para que a humanidade criasse os conceitos matemáticos ensinados na educação básica. Os conceitos aqui escolhidos são abordados no ensino fundamental I e II.  O viés escolhido para a abordagem desses conceitos para os alunos participantes do CluMat foi  o de envolve-los no contexto histórico de surgimento dos referidos conceitos. Para tal a sequência de ações foi: a contextualização histórica a partir dos desenhos rupestres encontrado em Serranópolis, Goiás; isso será materializado numa proposta com material concreto que simulará a gruta pousada das Araras e, conseguinte objetivação de um "céu" de 11 mil anos atrás que será visualizado por uma projeção de LEDs. Tais contextos permitiram aos alunos perpassarem pelas principais ações humanas que conduziram nossa espécie à criação dos conceitos matemáticos de polígonos e poliedros. Posteriormente, fizeram atividades coletivas que envolviam dobraduras e planificações de poliedros em polígonos. Todas as ações eram alicerçadas numa proposta de ensino de Matemática que possuía a ludicidade como uma possibilidade de melhora da qualidade de aprendizagem. Ao final, os referidos alunos receberão telas, tintas e pinceis para que pusessem  explorar sua imaginação e objetivar nessas telas parte do conhecimento lógico-histórico-matemático ao qual tiveram acesso durante às suas participações no CluMat. 

Planejamento de atividades

10 de junho de 2017

De posse do entendimento de que deva haver uma interconexão entre SDA e SH e também já escolhidos os conceitos matemáticos que serão abordados nesse primeiro CAEPI (CONJUNTO DE ATIVIDADES DE ENSINO PLANEJADAS INTENCIONALMENTE – de acordo com a base teórico-metodológica da AOE), nesse encontro nos empenhamos em escolher qual seria a forma de objetivarmos essa SDA. A opção feita foi por uma História Virtual que será apresentada aos alunos da educação básica na forma de História em Quadrinho. Também demos início às discussões acerca de qual será o enredo e os personagens que a mesma conterá. 

Planejamento de atividades

03 de junho de 2017

Nesse encontro fizemos a escolha dos conceitos que serão trabalhados inicialmente pelo CluMat: “Número e Sistema de Numeração”. Feita a escolha por todos e partindo da premissa de que esses conceitos são basais para a compreensão de quase todos os outros conceitos matemáticos ensinados na educação básica, partimos para entender teórico-praticamente como se dá a intrínseca relação entre síntese histórica do conceito e situação desencadeadora da aprendizagem. Sempre alicerçados num estudo teórico que possa balizar nossas atividades práticas, fizemos nesse dia um estudo de um artigo de Moura e Lanner de Moura que possuía como foco central os elementos necessários a uma SDA e sua interconexão com a SH para que a mesma possua capacidade de conduzir os alunos à compreensão e apropriação dos nexos internos dos conceitos que se pretende ensinar. O encontro se baseou em estabelecer esses elementos que a SDA deva conter. 

Inicio do planejamento das atividades de ensino que serão desenvolvidas nas escolas de educação básica de Quirinópolis, Goiás

27 de maio de 2017

As atividades de ensino desenvolvidas nas escolas de educação básica pelo CluMat serão anteriormente planejadas coletivamente por todos os integrantes do Clube em encontros semanais que acontecem aos sábados na UEG – Quirinópolis no período das 13h as 16h. Serão momentos onde se possibilitará aos participantes terem contato com as bases teóricas que embasaram as atividades posteriormente planejadas e desenvolvidas. Discutiremos alguns pressupostos da Teoria Histórico Cultural e da Teoria da Atividade, como também a estrutura teórico-prática da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Em especial nesse encontro daremos enfoque no papel da Síntese Histórica do Conceito e sua importância para o surgimento dos nexos conceituais dos conceitos matemáticos que serão trabalhados. 

Abertura do SIMPED pelo coordenador do CluMat-UFG

17 de maio de 2017

Com o uma fala intitulada “Conteúdos e processos para o ensino de Matemática” o coordenador do CluMat da UFG – profº Dr. Wellington Lima Cedro - ressaltou o papel do Clube de Matemática na formação inicial e continuada de professores de matemática, pedagogia e história. Foi um momento onde se pode compreender as bases teórico-metodológicas nas quais se estruturarão as atividades de ensino que conduzirão os alunos ao desenvolvimento do pensamento teórico acerca dos conceitos matemáticos ensinados no ensino fundamental I e II. O referido evento contou com os alunos dos cursos de Pedagogia, Matemática e da Historia, como também com representantes da Secretária Municipal de Educação e coordenador de Extensão da UEG – Quirinópolis. 

Visita do CluMat-UFG ao CluMat-UEG

13 de maio de 2017

Nessa referida data alguns dos integrantes do CluMat UFG se disponibilizaram a desenvolver atividades de ensino dos conceitos matemáticos de número e sistema de numeração com os integrantes do CluMat UEG – Quirinópolis. As professoras Daniela, Roselia, Rosymeire, Maylline e o professor Olafio desenvolveram durante toda a tarde atividades que envolveram as ideias de compartilhamento, numa perspectiva lúdica de desenvolvimento do pensamento teórico acerca dos conceitos matemáticos em questão. 



Aula Inaugural no Auditório da Prefeitura

05 de abril de 2017

Na noite do dia 05/04, realizou-se no Auditório da Prefeitura de Quirinópolis a aula inaugural do CLUBE DE MATEMÁTICA. O referido projeto será coordenado pela Profª Ma. Maria Marta da Silva e terá como colaboradoras locais a Profª Ma. Joana Correa Goulart e Profª Ma. Wanderleia Silva Nogueira. Portanto, contará com o apoio dos cursos de Matemática, Pedagogia e História. No referido momento foram apresentados aos candidatos a participantes do Clube os principais objetivos e ações a serem desenvolvidas no CluMat.

O Clube de Matemática se constituirá como um espaço de formação docente inicial e continuada para os PEM (professores que ensinam Matemática). Como também se instituirá como lócus de desenvolvimento de atividades de ensino de conceitos matemáticos, tendo como objetivo tanto a organização do ensino, como da aprendizagem da Matemática escolar por alunos no Ensino Fundamental I e II de escolas públicas de nosso município.

Estiveram presentes na aula inaugural, alunos dos cursos de Matemática, Historia  e Pedagogia; coordenadores pedagógicos da rede pública municipal e estadual, diretores e professores das duas redes. Como também representantes da SME.

Outra contribuição do projeto será o desenvolvimento de AOEs (atividades orientadoras de ensino) para o ensino de conceitos matemáticos ensinados no ensino fundamental I e II. Tais atividades terão como premissa a ideia de compartilhamento, ludicidade e desenvolvimento do pensamento teórico.

Clube de Matemática da UEG-Quirinópolis é uma realidade! 

06 de fevereiro de 2017

O referido projeto de pesquisa que legitima o Clube e que já fora aprovado pela PrP foi apresentado ao Reitor da Universidade Estadual de Goiás, Prof. Dr. Haroldo Reimer, em vista no dia 07 de fevereiro do corrente ano, onde o mesmo recebeu em seu gabinete a Profa. Ma. Maria Marta da Silva (UEG), o Prof. Dr. Wellington Lima Cedro (UFG), ambos acompanhados da Profa. Nilda Apª Pascoal, diretora da UEG - Quirinópolis. Em tal momento fora entregue ao Prof. Haroldo Reimer uma carta do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (FEUSP-São Paulo) onde a mesma ressaltava o valor do Clube de Matemática como espaço de aprendizagem da docência em Matemática, como lócus da aprendizagem da Matemática escolar e também dados que comprovam como o Clube tem se constituído em espaço de pesquisa de mestrado e doutorado que investigam os processos formativos de professores licenciandos em Matemática e Pedagogia, bem como a aprendizagem da docência de alunos dos cursos de licenciatura que realizam os seus estágios no Clube de Matemática. Na ocasião o Prof. Wellington enfatizou o que já constava na carta, de que a Profª Maria Marta terá todo apoio necessário dos demais coordenadores dos Clubes já existentes (os Clubes se desenvolvem em formato de rede de pesquisa). O prof. Haroldo parabenizou os presentes pela excelente iniciativa que certamente trará uma enorme contribuição para a educação matemática no município e no estado, como também permitiu que a Profª Maria Marta desse andamento junto aos patrocinadores para a construção da sede do Clube de Matemática da UEG - Quirinópolis, avalizando dessa forma a proposta de desenvolvimento do projeto pela referida professora e colocando-se também como parceiro importante na realização desse importante projeto, afincando, portanto a parceria da UEG com tão destacadas IES como USF, UFG e UFSM.