Mendhi - Um Vizir em Luxiar

Uma breve apresentação de uma SDA elaborada para mediar o conceito de Equações

A constituição da SDA objetivada como História Virtual apresentada neste espaço se iniciou após a organização da síntese histórica do conceito. Portanto, ela recebeu o nome de Mendhi - Um Vizir em Luxiar, pois está intrinsecamente ligada ao contexto social, político e econômico do Antigo Egito. Diante desse recorte encontramos a oportunidade de manifestar os nexos conceituais (internos e externos) do conceito de Equações. Abordamos nessa atividade de ensino os nexos internos de Equivalência e Variável.

ilustrações: Carlos Adriano dos Santos Ribeiro

Há muitos anos no Egito, havia uma cidade chamada Luxiar famosa pelo seu comércio. Nesta cidade viveu um antigo escriba chamado Ardrux, o qual orientava os comerciantes para que a prosperidade oriunda do comércio durasse para as próximas gerações. Com o passar do tempo os papiros se perderam e o comércio de Luxiar tornou-se um importante centro comercial e econômico do Egito, diante desta perda o método utilizado para determinar o valor dos objetos foi se esvaindo do comércio, tornando as relações comerciais e o recolhimento de imposto falhos. Prontamente, o Faraó reuniu seus escribas em busca de encontrar uma solução. Porém, não encontrando uma solução o Faraó resolveu enviar Mendhi, o seu melhor vizir, para coletar informações no mercado de Luxiar.

Infiltrado no comércio de Luxiar como vendedor de ferramentas, Mendhi teria acesso aos produtores e a outros mercadores. Já em seu primeiro dia de trabalho surgiu um comprador chamado Duncan que se interessou por uma das enxadas.

- Essa é a melhor enxada que vai encontrar em todo Egito. Diz Mendhi.

- Duncan responde: Além do trigo que eu produzo, eu também comprei em grande quantidade pescado, gado, galinhas, cevada, algodão e peças de argila. Vou te fazer uma proposta inicial: O que acha de 10 sacas de trigo em troca da enxada?

- Mendhi recusou, pois devido à cheia do rio Nilo algumas produções foram prejudicadas e outras não. Sendo assim, Mendhi acreditava que merecia uma proposta de pagamento diferente do que a feita por Duncan. Portanto, como poderíamos ajudar Mendhi e Duncan a realizar essa negociação sem utilizarmos o trigo de forma que ambos não tomem prejuízos? Diante dessa situação como podemos escrever de forma organizada em uma tabela todas essas informações referentes às possíveis trocas entre eles?

Apesar de Mendhi ser um bom negociador, seu objetivo não era apenas manterse ativo no mercado, mas observá-lo para levar as informações ao Faraó, já que ele havia sido enviado pelo mesmo. Então, Mendhi voltou ao Faraó para contar sobre suas observações no mercado e como ocorriam as negociações. Durante seu relato, Mendhi percebe que perdeu parte de suas anotações no percurso até o palácio. Mendhi se lembra que o Faraó e muito supersticioso com doenças então começa a tossir para se safar da situação. Mendhi ao sair da presença do Faraó começa a checar novamente suas anotações e encontra o seguinte relato: "Eu estava lá, quieto, há uns dias não vendia, então apareceu um senhor que queria um pote de argila, mas o que ele tinha pra me oferecer era insuficiente pra valer a argila. Ele me deu um saco de trigo e buscou alguma outra coisa que não me recordo e completamos a troca." Diante desse relato, como iremos descobrir o que o senhor deu a ele, além do saco de trigo para realizar a troca no pote de argila?

Mendhi conseguiu resolver o problema, e para a sua sorte os guardas do faraó já tinham vindo conferir como estava sua saúde para só depois levá-lo a presença do faraó que estava impaciente para obter respostas.

Mendhi então, retorna a sala do Faraó e diz: Meu senhor, trago novidades. Então ele conta suas descobertas

Diante das resoluções propostas pelos alunos devemos construir um manual de forma simplificada para orientar as relações comerciais de Luxiar. Vocês perceberam que apesar de o produto ter o mesmo "preço", as respostas de vocês podem ser diferentes? Por que isso acontece?

Vivenciando cada momento dessa missão, Mendhi compreendeu o quanto os acontecimentos da vida do homem poderiam interferir na quantidade da oferta e, consequentemente, nos preços dos produtos trazidos pelos comerciantes, ocasionando constantes alterações nas relações comerciais de Luxiar. Assim, propôs ao faraó que fosse utilizado o seu manual para que as ações advindas do comércio fluíssem melhormente, como também tivessem um parâmetro que ajudasse os comerciantes a realizar suas compras e vendas. O Faraó ponderou sobre a proposta de seu estimado vizir e decidiu, então, fazer o uso de sua proposta como orientação para o mercadores de Luxiar.

Quer descobrir mais sobre essas atividades?