Atividades

Palestra de Abertura (06/11/2019)

Clube de Matemática: Uma proposta de superação da organização do ensino de matemática que temos em nossa realidade escolar

Palestrante:


Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

Professor Senior da Universidade de São Paulo

Fundador do Clube de Matemática da FEUSP

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagogica (GEPAPe).

Desenvolvimento de atividades de ensino de conceitos matemáticos com alunos da educação básica de Quirinópolis, Itarumã e Inaciolândia (Aprox. 450 Alunos) (07/11/2019 -  08h às 11h / 14h às 17:30h)

Ações realizadas pelos clubistas

Mesa Redonda (07/11)

O clube de Matemática como espaço de aprendizagem da docência em matemática e ensino dos conceitos matematicos para a educação básica: Possibilidades, Desafios e diculdades

Profa. Dra. Maria Marta da Silva (Mediadora)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática

Coordenadora do CluMat - UEG - Quirinópolis


Prof. Dr. Wellington Lima Cedro

Doutor em Educação

Membro do GEPAPe

Coordenador do CluMat - UFG - Goiânia

Profa. Dra. Anemari Roesler L. V. Lopes

Doutora em Educação

Membro do GEPAPe

Coordenadora do CluMat - UFSM - Santa Maria


Profa. Dra. Hallana Garcez Borowsky

Doutora em Educação

Membro do GEPEMat - UFSM

Coordenadora do CluMat - UFRN - Natal

Desenvolvimento de atividades de ensino de conceitos matemáticos com alunos da educação básica de Quirinópolis, Itarumã e Inaciolândia (Aprox. 450 Alunos) (08/11/2019 -  08h às 11h / 14h às 17:30h)

Ações realizadas pelos clubistas

Apresentação das atividades planejadas e desenvolvidas por todos os CluMats aos demais participantes do evento (08/11/2019)

Ações realizadas pelos clubistas e coordenadores

Sobre o Evento

O Encontro Nacional dos Clubes de Matemática reúne anualmente em uma das 6 universidades publicas disposta pelo território nacional as quais possuem uma sede dos Clubes de Matemática alicerçados nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2000).

A primeira edição ocorreu no ano de 2019 na Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis e contou com os parcerias/fomentos: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) via Chamada Pública 02/2019; Regional de Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Prefeitura Municipal de Quirinópolis; Colégio Expansão de Santa Maria dos Anjos (Rede Privada); CCAA Unidade de Quirinópolis. Foram ministradas palestras, mesas-redondas e atividades de ensino direcionadas aos alunos da Educação Básica. Portanto, estiveram presentes nas ações mais de 800 alunos de oito unidades escolares estaduais e municipais da cidade de sede do evento, bem como das cidades circunvizinhas e mais de 120 professores. Nessa edição contamos com a participação dos Clubes de Matemática das seguintes universidades: Universidade de São Paulo; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis.

Faz parte da realidade dos Clubes de Matemática a necessidade de se repensar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e também da formação dos professores que a ensinam. Portanto, nos CluMats busca-se um ensino de Matemática por meio da produção compartilhada de conhecimentos onde propõe-se outra organização para os conteúdos de Matemática que partam do que o aluno já domina, mas que conduza a novos conhecimentos.

O modelo educacional tradicional tem encontrado dificuldades para conseguir atender às expectativas da sociedade moderna, não dando conta de participar do contínuo processo de transformação e de inovação da sociedade. Esses fatores conduzem ao 'encapsulamento' da aprendizagem escolar, que significa a descontinuidade entre a aprendizagem na escola e a cognição realizada fora da instituição escolar.

Nesse viés, o I Encontro Nacional dos Clubes de Matemática contribuiu como espaço de busca para a criação de ambientes que possibilitem a superação deste encapsulamento da aprendizagem dos conteúdos matemáticos ensinados na educação básica em nossas escolas, onde temos um ensino que não prioriza a história humana por detrás dos conteúdos ensinados, nem a ludicidade, as tecnologias e a inovação.

O Encontro deve se consolidar como importante evento para Goiás por ser o primeiro que prioriza exclusivamente o ensino e aprendizagem da Matemática escolar. E considerando-se que dos 5 clubes existentes, dois deles estão em Goiás, o evento ainda detém condições objetivas de se tornar destaque na área de Educação Matemática em todo o território brasileiro.

Apoio