A atividade intitulada "Os Agnuns" é uma SDA organizada no formato de uma História Virtual e materializada em uma História em Quadrinhos (HQ). Nessa HQ tratamos da história de uma família pré-histórica que transitava do seu meio de vida nômade para o sedentarismo e, nesse contexto, houve a necessidade do desenvolvimento da agricultura e da pecuária. 

Diante dessa situação a família percebe que acontecia uma variação entre os animais que iam pastorear e os que retornavam, então começam a pensar em uma maneira para controlar essa variação (nexo de contagem). Nesse momento fazemos uma pausa na HQ, pois, inserimos o primeiro problema desencadeador de aprendizagem a fim de propiciar a apropriação do nexo, usamos perguntas como essa para mediar essa situação: Como a família poderia fazer para saber se perderam algum dodô?

Para o desenvolvimento dessa atividade construímos um espaço que possui a temática do cenário da HQ, para que os alunos conseguissem manipular os objetos ali apresentados. Em uma lona preta, imprimimos os cenários a serem usados nos problemas desencadeadores, posteriormente, acrescentamos galhos, pequenas pedrinhas e os dodôs. Após indícios de apropriação deste nexo damos sequência a HQ.

A família que compõem a HQ desenvolve uma técnica de quantificação e passa a controlar a quantidade de animais que possuem, porém a mudança de estações os afetam drasticamente, pois a fonte de água que existia próxima a casa deles sofrem uma grande seca. Sendo assim, os Agnuns são obrigados a se locomoverem em busca de uma nova fonte de água. Nesse momento a familia se separa, para que pudessem explorar um território maior. 

Assim como a discussão feita pela família, buscamos mediar esse momento com os alunos a fim do entendimento do nexo medida. O problema desencadeador está inserido na frase "O melhor caminho seria o que a gente precisasse andar menos". Utilizamos um ambiente virtual - assim como no nexo anterior - reproduzindo os 3 caminhos apresentados na HQ em uma lona (5x3,5m). No processo de construção da HQ, pensamos que os alunos poderiam usar diversos meios de medir (pés, palmos, etc.) por isso dispomos no ambiente os gravetos e as pedrinhas para que tivessem instrumentos de medida disponível.

Após a utilização do instrumento disposto a eles e, ao encontrarmos divergências em relações as medidas fizemos perguntas como essas para eles: "Por que vocês utilizaram o mesmo instrumento?", "Por que vocês defendem que esse caminho é o mais curto?", entre outras.

As perguntas apresentadas, iniciam uma discussão entre o coletivo, propiciando a partilha de seus entendimentos e direcionando-os a analise e síntese da atividade ali apresentada.

A atividade foi desenvolvida com o proposito de ensinar o conceito de números, algo que hoje parece ser muito simples, ou melhor intuitivo. Porém ao organizarmos essa SDA, apresentamos aos alunos da Educação Básica - neste caso do Ensino Fundamental I e II -  que nada esteve pronto, pelo contrario surgiu-se de uma necessidade do homem e se desenvolve com ele. 

Já somos Best Friends, vamos para a última atividade?